Um bom propagandista reúne características muito importantes para que consiga alcançar um bom desempenho e ajudar a sua empresa. No momento em que um laboratório farmacêutico resolve contratar um novo profissional, certamente, será feita uma busca pelos profissionais mais capacitados, e que reúnem um perfil adequado.

Por essa razão, é fundamental que os propagandistas tenham conhecimento sobre as habilidades que são mais valorizadas pelas empresas. É a partir da potencialização desses atributos que o profissional pode se tornar um propagandista de sucesso na carreira – conquistando ótimos resultados e prestígio pelo desenvolvimento do trabalho.

Mas você sabe quais são as principais características de um bom propagandista? É exatamente isso que veremos a seguir. Acompanhe. 

Principais características de um bom propagandista

O propagandista é o profissional responsável pela apresentação e comercialização de produtos farmacêuticos para hospitais, consultórios, clínicas médicas, farmácias, entre outros estabelecimentos. Para que as abordagens realizadas sejam bem-sucedidas, é importante que o profissional saiba exatamente como agir, certo?

Um profissional de vendas reúne habilidades importantes para persuasão dos clientes, mas não domina os produtos farmacêuticos. Da mesma forma, um especialista no setor de medicamentos talvez não possua as características comportamentais para realizar abordagens de vendas e conduzir os clientes à compra.

Por essa razão, o propagandista é um profissional único, e deve reunir algumas características pontuais para ter um bom desempenho. Veja quais são elas:

1. Conhecimento e confiança

Médicos recebem a visita de vários propagandistas apresentando os medicamentos de laboratórios diferentes, certo? Para se diferenciar dos demais, é fundamental que o profissional tenha um vasto conhecimento sobre os produtos que deseja vender e transmita confiança ao potencial cliente.

Imagine que o propagandista apresente um novo medicamento e saiba os seus principais benefícios, mas não tenha conhecimento sobre as suas contraindicações. Além de deixar o potencial cliente com informações incompletas, ainda é transmitida uma imagem negativa sobre o produto.

2. Gestão do tempo e organização

A rotina de um bom propagandista é muito diferente da de outros profissionais. É preciso fazer visitas frequentes a médicos e drogarias, além de organizar viagens para cumprir o cronograma planejado. Por esse motivo, saber como fazer a gestão do próprio tempo é fundamental para elevar a produtividade.

Além disso, a organização é um atributo muito valorizado pelos laboratórios em busca de profissionais competentes. Conseguir definir uma boa rotina de trabalho, de forma que os resultados sejam satisfatórios ao final do mês, é essencial.

3. Bons relacionamentos interpessoais

O trabalho de um propagandista é construído a partir de bons relacionamentos interpessoais com potenciais clientes, antigos clientes, parceiros e colegas de trabalho. Sem esse atributo, é muito difícil que o profissional consiga realizar abordagens bem-sucedidas – gerando os resultados de vendas esperados pela empresa.

4. Poder de negociação

Como vimos, um bom propagandista vai muito além de um bom vendedor, certo? Entretanto, isso não significa que o propagandista não precisa ter um ótimo poder de negociação para ser bem-sucedido na carreira.

Mais do que ter conhecimentos sobre o mercado de produtos farmacêuticos, os produtos comercializados pelo laboratório, médicos e os pontos de vendas (drogarias), é fundamental que o propagandista saiba negociar para fechar mais vendas. Afinal de contas, o objetivo é gerar os melhores resultados possíveis para a empresa.

5. Motivação

A motivação é uma característica inerente aos profissionais bem-sucedidos de diversos ramos de atuação. Quando não existe motivação para desempenhar um bom trabalho, a qualidade do serviço entregue tende a cair – afetando os resultados conquistados.

Por outro lado, os propagandistas motivados estão determinados a se superar a cada mês que passa. É justamente esse o perfil que as organizações de produtos farmacêuticos buscam para conseguir alavancar o desempenho de vendas.

6. Capacitação específica

Um bom propagandista busca uma capacitação específica para o desenvolvimento dessa função. Com tantas exigências feitas para esses profissionais, esse também é um diferencial para ser notado pelos laboratórios em busca de profissionais competentes.

Somente com uma capacitação para propagandistas você conhece melhor as necessidades do mercado, aprende sobre as demandas do setor farmacêutico, troca experiências com outros profissionais, adquire confiança e aprimora as características e habilidades de um profissional de sucesso nesse ramo.

E então, já conhecia essas características de um bom propagandista? Gostaria de saber mais sobre o curso para propagandista mais recomendado por gestores de laboratórios em todo país? Então, conheça o BenchMarking e descubra como se tornar um profissional mais interessante para o mercado!