A rotina de um propagandista levanta muita curiosidade – seja entre os profissionais que pensam em ingressar na carreira ou os propagandistas que já estão atuando nesse mercado, mas buscam formas de aumentar a sua produtividade. Afinal, um dia de trabalho de um propagandista pode ser muito diferente de todos os outros profissionais do mercado em geral.

Por ser uma profissão que requer o deslocamento frequente e o agendamento de diversos compromissos ao longo da semana, a rotina de um propagandista se torna bastante dinâmica. É preciso que cada profissional tenha uma boa capacidade de organização pessoal para conseguir coordenar as atividades e apresentar um desempenho satisfatório.

Neste artigo, entenda melhor como funciona a rotina de um propagandista. Confira.

A rotina de um propagandista

A rotina de um propagandista tem como característica o dinamismo. Dificilmente o profissional consegue manter um dia a dia com as mesmas atividades, como acontece com um profissional que trabalha dentro de um escritório, por exemplo. A adaptação às situações que se apresentam faz parte da rotina do propagandista.

Mesmo considerando essa forte característica, é possível destacar quais são as principais atividades desenvolvidas por esse profissional em um dia de trabalho. Veja quais são elas:

Planejamento das atividades

A rotina de um propagandista começa muito antes de o profissional pegar a estrada para visitar os médicos e pontos de venda (drogarias). É preciso fazer planejamentos constantes das atividades para que seja possível aproveitar ao máximo o seu tempo. Geralmente, esse planejamento pode ter vários níveis: mensal, semanal, diário, entre outros.

Viagens e deslocamento

O propagandista é o profissional responsável por visitar os médicos, com o intuito de levar informações cientificamente relevantes sobre os produtos de seu laboratório, tal qual farmácias e drogarias, a fim de garantir que seus medicamentos estejam disponíveis para serem comercializados aos pacientes. Geralmente, esses médicos e PDVs (pontos de venda) estão espalhados por uma grande região – o que requer viagens e deslocamentos frequentes para que seja possível atender a todos. A esta região dá-se o nome de setor, que pode compreender mais de uma cidade, ou até mesmo, em alguns casos específicos, estados.

Por essa  razão, as viagens fazem parte da rotina de um propagandista e devem ser consideradas no momento de elaborar o planejamento de suas atividades. A otimização desses deslocamentos garante a redução do consumo de recursos e gera um aumento considerável na produtividade.

Ainda nos casos em que este profissional atua em grandes centros urbanos, como capitais ou cidades polo, faz-se necessário um ótimo planejamento de roteiro de visitas, levando em consideração variáveis como horários de atendimento dos médicos, concentração de profissionais, disponibilidade para receberem representantes, entre outros fatores.

Veja este vídeo do maior canal do YouTube no Brasil sobre a profissão, o Vida de Propagandista, no qual é demonstrado um dia típico do representante farmacêutico:

 

Estudo dos clientes

Antes de visitar um médico, o propagandista pode tirar um tempo para estudar melhor as suas principais características – incluindo suas necessidades e objeções. Essas informações são fundamentais no momento de apresentar os medicamentos que mais geram interesse, assim como os diferenciais dos produtos que realmente fazem sentido frente às necessidades daquele médico.

Perceba a relevância do registro, em detalhes, das informações de cada visita realizada, identificando estas e outras questões, a fim de construir um trabalho customizado e de impacto para seu público alvo. Deve-se levar em conta a curiosidade e disposição deste profissional para continuar aprendendo mais sobre os médicos, seus pacientes, seus produtos, os concorrentes (outras drogas), novos estudos científicos realizados e tudo que possa influenciar no sucesso de seu trabalho junto a esta classe tão exigente.

Análise de metas e indicadores

As metas estão fortemente presentes na rotina de um propagandista. Este é um profissional que vive de resultados, que são as vendas efetivamente geradas dentro de seu setor, a partir de prescrições realizadas por médicos e da disponibilidade destes medicamentos nos pontos de venda.

Obviamente que, para se gerar bons resultados em vendas, este profissional precisa acompanhar outras métricas, que funcionam como indicadores chaves de performance, os KPIs (key performance indicators, em inglês). Dentre eles, um imprescindível é a meta de cobertura de visitação médica, que nada mais é que a eficiência em realizar as visitas programadas aos médicos de seu painel dentro do ciclo (que normalmente compreende um período de quatro ou cinco semanas).

Há ainda outros indicadores importantes a serem acompanhados, e para cada um deles, existe um relatório específico que deve ser visualizado periodicamente. Sem a compreensão clara da importância de cada relatório e o domínio deles, a ponto de agir a partir das oportunidades que apresentam, as chances de se alcançar sucesso hoje em dia como propagandista tendem a zero. É por esta razão que, dentre várias competências necessárias para o bom desempenho na função, uma delas certamente é o poder de análise.

Você imaginava que, para ser propagandista, era preciso ser tão estratégico? Este, certamente, é o principal motivo deste profissional, em geral, possuir remunerações e benefícios muito acima da média do mercado.

Participação em eventos

Os eventos relacionados à indústria farmacêutica são ótimas oportunidades para os propagandistas construírem boas relações com os profissionais médicos e conhecer potenciais novos clientes. Por essa razão, é preciso mapear os principais eventos ao longo do ano e colocá-los no planejamento de atividades.

Além disto, é muito possível promover seus próprios eventos, a partir do direcionamento e aprovação do laboratório. Fique atento a feiras, simpósios, congressos e outros eventos realizados na área da saúde em seu setor de atuação.

Visitas médicas

É com as visitas médicas que grande parte do tempo da rotina de um propagandista é utilizada. Afinal, é essa a principal função exercida pelo profissional – que tem como objetivo conquistar o receituário dos médicos pertencentes ao seu painel, para, com isso, gerar mais vendas de seu medicamento ao consumidores finais (pacientes).

Nesse momento, é preciso considerar o tempo gasto em cada visita e as diretrizes traçadas pelo laboratório. O número de visitas realizadas diariamente pode variar bastante entre empresas e profissionais diferentes, mas a média costuma ficar em torno de dez a quinze visitas por dia.

É essencial que o propagandista se planeje para visitar periodicamente pontos de venda também. Afinal, do que adianta gerar receituários médicos se, ao chegar nas drogarias, o paciente acaba por comprar outro medicamento (similar ou genérico), seja por falta de disponibilidade do produto ou por serem convencidos a trocarem o medicamento prescrito por outro com menor preço e mesmo efeito? Isto lhe soa familiar?!

No nosso canal, temos um vídeo do Celso Dias com dicas preciosas de como elaborar roteiros de visitas médicas altamente produtivos.

Envio de relatórios

Entre uma visita e outra, é essencial que o propagandista realize o lançamento destas informações em seu tablet (utilizado em quase 100% dos casos hoje em dia). Então é muito importante que o profissional se organize para isto, evitando perdas de informações relevantes por esquecimento ou atraso nos lançamentos, assim como queda na produtividade por lançar visitas no momento em que deveria estar realizando nova visita, por exemplo.

Além do lançamento de visitas, existem outras atividades burocráticas essenciais que devem ser realizadas, como lançamento de despesas de viagem, pedidos de produtos, liberação de descontos em negociações especiais, acertos de hotéis, manutenção das ferramentas de trabalho (como o carro), leitura de e-mails, entre outras coisas.

Se você se interessou por esta profissão, pode estar se perguntando se ela é para você. Este vídeo pode te ajudar a responder esta pergunta:

Além disso, você pode realizar o Teste Gratuito de Perfil da BenchMarking Treinamentos para saber o quanto seu perfil está interessante hoje para as melhores oportunidades da indústria farmacêutica.

Atualização constante

Por fim, a atualização também deve estar presente na rotina de um propagandista. Além de manter contato frequente com o laboratório para ficar por dentro das novidades, o propagandista também pode buscar por capacitações, como a da BenchMarking que permitam o seu desenvolvimento na carreira – agregando novos conhecimentos e experiências.

Você já conhecia como é a rotina de um propagandista? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima.