O mercado farmacêutico vem crescendo e gerando oportunidades para profissionais que buscam novas formas de crescimento profissional.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, para se tornar um propagandista farmacêutico não é necessário ter uma formação em farmácia, medicina ou qualquer outra da área da saúde. Mas é necessário ter boas habilidades em vendas, comunicação e uma boa preparação técnica.

Veja, a seguir, como é a rotina de um propagandista farmacêutico.

O que faz um propagandista farmacêutico?

A rotina desse profissional se resume em gerenciar e promover os medicamentos que são estabelecidos pela empresa em hospitais, clínicas, farmácias e centrais de distribuição. Além de planejar e realizar visitas apresentando os medicamentos, sua indicação, apresentação, posologia, benefícios para o paciente, entre outras informações acerca do produto.

Esse profissional também deve desenvolver, promover e manter a relação com médicos, responsáveis pelas redes de distribuição, farmácias, além de estar disponível para viagens para em conferências, congressos e seminários patrocinados pela indústria farmacêutica.

Como esse cargo precisa ser gerenciado, a este profissional também cabe a tarefa de fazer relatórios de suas atividades diárias, reportando as visitas que realizou, quais objetivos foram alcançados, quais não foram, por quais motivos, entre outras informações.

Apesar de não requerer um diploma específico, é preciso ter conhecimento em anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia e bons conhecimentos em vendas e negociação.

O perfil do propagandista farmacêutico

Como trate-se de uma profissão muito desafiadora, este profissional precisa ser bastante proativo, organizado, possuir um senso analítico muito elevado e gerenciar seu tempo, recursos e funções com muita excelência.

Esta profissão pode não precisar de um diploma em uma faculdade, mas exige do profissional aptidão para tarefas administrativas e uma formação técnica para estar mais capacitado às funções que a profissão exige.

Alguns diferenciais podem ser importantes para alguns laboratórios, mas não é considerado requisito determinante. Alguns solicitam habilitação B e saber inglês para ter acesso a informações científicas que podem ser utilizadas durante uma visita.

Além de realizar visitas a médicos e hospitais, o propagandista também atua em indústrias farmacêuticas, consultorias especializadas e farmácias de manipulação.

O mercado farmacêutico

De acordo com os dados do ITCQ, a indústria farmacêutica prevê um crescimento de até dois dígitos, acima de outros mercados que vem apresentando dados abaixo da média desde 2014. Dessa forma, a indústria farmacêutica tem se mostrado um ponto fora da curva em relação às demais indústrias brasileira.

É um mercado maduro e atualmente mostra-se blindado à crise, de acordo com as projeções do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) que indicou o fechamento anual em 2016 com crescimento da receita de pelo menos dois pontos acima da inflação.

Quanto ganha um propagandista farmacêutico?

Considerando os dados do site de empregos Catho, a média nacional do salário de um propagandista farmacêutico é de R$3.755,85, mais benefícios e comissões por venda.

Já para profissionais com mais tempo de mercado e com sua própria carteira de clientes, esse valor pode aumentar significativamente e ficar em torno de R$6.000,00 a R$8.000,00 mais comissões e benefícios. Você também pode saber mais sobre a remuneração deste segmento através do infográfico que produzimos que mostra o salário de propagandista dos 55 maiores laboratórios.

Neste vídeo produzido pelo gigante laboratório francês Servier, você pode ver a história da Jasmine e conhecer sua rotina diária. Repare na alegria e orgulho que ela tem em ser propagandista!

 

Percebeu que ser um propagandista farmacêutico é uma grande oportunidade para ter uma carreira desafiadora, um salário promissor e melhor qualidade de vida? Fale conosco e veja como podemos te ajudar para começar sua carreira como propagandista da área de farmácia.

Banner E-book Propagandista