Preocupado com sua situação dentro da empresa? Não sabe se seus superiores valorizam o seu trabalho? Na dúvida se está seguindo o caminho correto? Se ultimamente você tem feito essas perguntas, então é preciso considerar alguns pontos fundamentais em relação à sua carreira e à valorização profissional. 

Neste post reunimos atitudes que serão determinantes para seu sucesso. Quer aprender? Acompanhe!

1. Respeitar as regras

Todo agrupamento de pessoas precisa de uma série de regras para que funcione de maneira adequada. Isso significa que quando alguém cria regras para a empresa, não está fazendo à toa. É fundamental que elas sejam seguidas para que os objetivos da organização sejam alcançados. Sendo assim, a primeira dica não poderia ser outra.

Procure respeitar as regras para ser visto como um profissional sério em seu ambiente de trabalho. Essa é primeira coisa que você precisa fazer para ganhar o respeito de toda a equipe. E acredite: funciona!

2. Vestir a camisa da empresa

Trabalhar com afinco no dia a dia em função dos objetivos da empresa é algo que também faz com que você seja valorizado pela equipe e superiores. Muitos profissionais acostumam-se a trabalhar em função dos próprios interesses, buscando somente cumprir as metas diárias e então ir para a casa.

Quando você entende os interesses da empresa, seja quais forem, dá o primeiro passo para desenvolver uma atitude proativa no ambiente de trabalho, colaborando com ideias, soluções e inovações. Isso ajuda muito a trazer valorização profissional.

3. Ser humilde para aprender

Não pense que para chegar longe na empresa você precisa ser um sabe tudo. Pelo contrário. Muitos profissionais rejeitam pessoas que chegam com essa postura.

Procure ser mais humilde no dia a dia, estando aberto para ouvir e aprender. Isso diz respeito à maneira de lidar com o feedback, principalmente quando ele é negativo. Quando acontecer, saiba ouvir, absorva as críticas do chefe e se proponha a evoluir em cima do que foi dito. Assim você tem maiores chances de corrigir o que está errado e assim progredir.

4. Investir nos relacionamentos interpessoais

Por incrível que pareça, é muito comum ver profissionais perdendo oportunidades incríveis por não saberem trabalhar em equipe. Atitudes egoístas, voltadas a resultados individuais e não coletivos costumam destruir carreiras.

Por isso, é importante desenvolver um comportamento voltado à construção de laços fortes de companheirismo na empresa. Isso faz com que as pessoas ao seu redor aprendam a apoiar o seu crescimento e estejam ao seu lado. Lembre-se sempre: é muito mais fácil ser bem-sucedido em um lugar em que existem pessoas a seu favor do que contra você. Por isso, esforce-se também para ser um bom companheiro de trabalho.

5. Ter paciência

A valorização profissional é algo que não costuma surgir de uma hora para outra. Todas as dicas anteriormente citadas dizem respeito a atitudes que você pode começar a tomar para que em longo prazo sua imagem seja mais querida no ambiente de trabalho.

Não se desespere caso não consiga promoção ou aumento salarial em curto prazo. Se você tiver paciência e conseguir se manter trabalhando corretamente, uma hora as oportunidades naturalmente vão surgir e quando isso acontecer você estará mais experiente e apto para ocupar a posição que pretende.

Gostou das dicas de valorização profissional? Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.

Celso G. Dias Jr. – CEO e Co-founder / BenchMarking® Celso é administrador de empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É coach, consultor e empreendedor. Possui experiência em multinacionais, como Coca-Cola e Aché Laboratórios.