Quando se pretende uma recolocação profissional, é normal sentir-se inseguro. Seja por ter sido dispensado do emprego anterior, pelo desejo de melhorar na carreira ou pela vontade de ter um salário maior ou mudar de ramo, essa busca pode ser difícil, porém gratificante quando alcançamos o resultado almejado.

Para conquistar o seu lugar no mercado, é preciso planejamento e ter em mente os passos para chegar aonde se quer, enfrentando os possíveis obstáculos com calma e de forma racional.

Para ajudá-lo nesse processo, listamos a seguir algumas dicas importantes para você alcançar seus objetivos. Acompanhe!

Estabeleça um bom networking

Uma coisa é certa: conseguir recolocação profissional sem que as pessoas saibam que você está buscando por isso é, praticamente, impossível. Para chegar ao seu intento, é preciso avisar seus contatos que você deseja uma nova oportunidade. E isso significa contar com todos à sua volta.

Comunique ao seu grupo de amigos, em suas redes sociais (com os devidos cuidados éticos, caso ainda esteja empregado) e busque ampliar os contatos, mantendo-se ligado a grupos profissionais de mesmo interesse.

Se você foi dispensado da empresa atual, mantenha um bom relacionamento com a companhia, os gestores e demais superiores. Eles também poderão fazer parte dessa rede e, eventualmente, contribuir para uma recomendação relevantes. 

Mantenha-se atualizado

Manter-se atualizado significa fazer cursos e aproveitar esse período de busca para uma segunda graduação ou uma especialização, mas também pode ser ir um pouco além.

Uma das formas de estar apto e competitivo ao mercado é também estar flexível, observando oportunidades onde, aparentemente, não procuraria. Isso inclui tentar aprender coisas novas, investir no entendimento de novas tecnologias, entre outras ações que poderão turbinar o seu conhecimento e, de quebra, melhorar seu networking, do qual já falamos.

Uma outra maneira interessante de se atualizar é fazendo certificações em sua área. Esse pode ser um passo significativo, tanto para estar por dentro do que há de mais atual no seu ramo, quanto para ter o reconhecimento de uma avaliação. Assim, sua busca pela recolocação profissional será ainda mais determinada.

Banner Workshop Gratuito Propagandista

Melhore seu currículo

A partir dos novos conhecimentos, experiências e certificações, faça uma atualização do seu currículo. Inclua tudo o que pode alavancar sua carreira e destacar seu perfil em meio aos concorrentes.

Além disso, preocupe-se tanto com o visual quanto com o conteúdo, isto é, o design e a forma de escrever seu currículo. É necessário redigir bem, sem erros, comunicando de forma clara os seus objetivos, seu perfil, suas experiências e suas conquistas. Também é preciso que ele esteja adequado, em termos de diagramação, à área de atuação na qual você deseja trabalhar .

Planeje-se e conheça seus pontos fortes

Quando sabemos aonde queremos chegar — como a conquista de um melhor salário, por exemplo — ganhamos mais autoconfiança e, com isso, as oportunidades podem ser melhor aproveitadas. É preciso, para tanto, ter em mente seus pontos fortes e objetivos, além de manter o pensamento focado e um plano de ação.

Por isso, se for preciso, faça um planejamento por escrito. Pontue: cursos para investir, empresas para pesquisar, novos interesses para buscar. Também trace um cronograma e siga adiante, com a certeza de que, colocando em prática esse passo a passo, o êxito será garantido.

Gostou de nossas dicas para alcançar o sucesso em sua recolocação profissional? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma outra sugestão para compartilhar, deixe seu comentário abaixo!

 

Celso G. Dias Jr. – CEO e Co-founder / BenchMarking® Celso é administrador de empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É coach, consultor e empreendedor. Possui experiência em multinacionais, como Coca-Cola e Aché Laboratórios.