O mercado de trabalho está em constante transformação. Hoje, as corporações priorizam muito mais a qualidade na hora de contratar seus colaboradores, pois uma equipe capacitada implica em maior precisão, mais agilidade e menos gastos.

Ou seja, para garantir seu espaço e se dar bem em qualquer carreira, é muito importante buscar capacitação profissional.

Nesse post, aprofundaremos um pouco mais o assunto e daremos algumas dicas de especialização. Confira:

1. Por que fazer um plano de carreira?

Antes de qualquer coisa, para fazer sua nova carreira dar certo, o profissional deve se organizar e elaborar um planejamento.

É fundamental definir com antecedência suas metas, seus objetivos, em qual carreira quer trabalhar e pesquisar tudo o que puder sobre o mercado de trabalho dessa área, anotando da maneira mais clara possível.

A organização desses dados é muito importante para que você possa montar sua estratégia e entender como o mercado funciona. Também é importante que você faça planos flexíveis, pois as exigências para os empregados e a dinâmica dos processos seletivos está sempre mudando, e serão necessárias adaptações.

Para montar o seu plano de carreira, você pode seguir estas etapas:

  • autoconhecimento: analisar o que você espera da sua vida profissional, quais são seus defeitos e qualidades, etc.;
  • estudo de mercado: estar atualizado sobre o que acontece no ramo para não ficar desprevenido;
  • objetivos: traçar com clareza quais são as suas metas profissionais;
  • estratégia: fazer o planejamento de como você usará seus dados para entrar no ramo;
  • execução e acompanhamento: colocar em prática a estratégia e revisá-la frequentemente, corrigindo o que não vem dando certo.

2. A capacitação profissional

A capacitação profissional pode ser definida como o acúmulo de conhecimentos e aptidões para realizar funções específicas dentro da sua área de atuação.

Antigamente, um diploma de curso superior poderia abrir as portas do trabalhador que buscasse qualquer cargo. Porém, com o aumento da acessibilidade das universidades, as empresas têm se tornando cada vez mais rigorosas nas exigências.

As companhias não querem mais funcionários somente graduados. Colaboradores mais qualificados trabalham com maior confiança, tomam atitudes proativas e apresentam produtividade.

3. A educação continuada

Preservar os conhecimentos adquiridos na escola é muito importante. Porém, é necessário atualizar o que você já sabe e aplicar isso à sua ocupação. É uma forma de manter vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Existem muitos investimentos em educação continuada, mas estes são os principais:

3.1. MBA

MBA é uma sigla americana para Master in Business Administration, ou mestre em administração de negócios.

É uma forma de qualificação que surgiu como diferencial na área de administração, mas que agora está disponível para outros ramos como economia e contabilidade. É um grande diferencial no currículo e permite um networking eficiente.

Antes de decidir fazer um MBA, é importante escolher o curso com cuidado e basear-se no seu plano de carreira.

3.2. Técnico e tecnólogo

A especialização em alguma função do seu ramo também pode ser um diferencial específico, pois traz ao técnico autoridade no assunto.

A diferença entre um curso técnico e um tecnólogo é que o técnico é voltado para estudantes de nível médio, enquanto o tecnólogo foca nos de nível superior.

No Brasil, existe uma alta procura de técnicos e tecnólogos, por ser uma opção acessível e que valoriza muito o colaborador.

Agora que você já sabe como a capacitação profissional pode alavancar a sua carreira, você tem tudo o que é preciso para começar se planejar para essa empreitada.

E não se esqueça: mais importante do que fazer um curso de qualificação é fazer um curso de qualidade. Por isso, venha dar uma olhada nos cursos que a BenchMarking preparou para você e se destaque no mercado de trabalho!

Celso G. Dias Jr. – CEO e Co-founder / BenchMarking® Celso é administrador de empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É coach, consultor e empreendedor. Possui experiência em multinacionais, como Coca-Cola e Aché Laboratórios.