Com a estréia da sétima temporada de uma das séries mais badaladas da história, considerei interessante traçar um paralelo entre os perfis dos principais personagens com os perfis mais comuns no meio corporativo. Não assistiu ainda? Deveria! É um excelente entretenimento e ainda ensina muito sobre relações políticas. Se você acompanha a série, vai conseguir identificar bem estes perfis. Dá uma olhada e diga nos comentários qual é o seu perfil, beleza?! 😉

 

daenerys targarien

Daenerys Targaryen – A visionária e idealista

Nasceu e cresceu isolada dos demais candidatos ao Trono de Ferro. Subestimada por seus rivais, teve a oportunidade de crescer e alimentar sua ambição por tomar o trono. Fez alianças estranhas, mas a princípio com boas intenções. E aos poucos vem arrastando mais seguidores em prol de seu objetivo e tendo sucesso em negociações importantes.

Profissionais com este perfil, com frequência, desenvolvem algo único. É o caso de figuras icônicas, como Steve Jobs, Elon Musk, Mark Zuckerberg, entre outros. Geralmente passam uma parte importante de sua trajetória no anonimato, cometem erros importantes (que contribuem no aprendizado para fazer dar certo) e quando se vê já estão maduros o suficiente para fazer história no mundo.

Geralmente são pessoas de opinião forte e com um propósito de vida constante. Não que não se chateiam ou não se abatem, apenas não aceitam não fazer, ou parar de tentar. E de tanto tentar, alcançam o que desejam.

 

Jon Snow

Jon Snow – O líder talentoso e fiel

Jon é o bastardo. Mas não se vitimiza por isso. Demonstra-se grato pela oportunidade que teve de ter uma família (possui um olhar positivo sobre as circunstâncias). Apesar das injustiças da vida e das situações adversas ao qual foi exposto (como ter que ir morar e trabalhar na Muralha), se esforça para ser o melhor onde está e acaba cativando aqueles que estão por perto.

Profissionais com este perfil tornam-se excelentes líderes, pois se agarram aos seus valores e são constantes em suas ações e opiniões. O tempo faz com que quem se posicione ao seu redor passe a o admirar. Pelo fato de buscar conhecimentos constantes e de se aprimorar tecnicamente, acaba por ser respeitado tanto pelos profissionais de sua equipe, quanto pelos concorrentes. Um profissional desejado e raro no mercado de trabalho.

 

cersei lannister

Cersei Lannister – A obstinada (e antiética)

Todo mundo já teve a oportunidade de conhecer uma “Cersei” em seu ambiente trabalho. É um profissional perigoso, pois usa sua influência e dissimulação para galgar postos. Sua falta de ética o impulsiona a querer crescer a qualquer custo, mesmo que seja necessário “sacrificar” um aqui ou outro ali.

É claro que nenhuma empresa deseja uma Cersei, pois tende a minar o clima organizacional de qualquer equipe, mas não é um perfil fácil de identificar. Porque além de ser inteligente e eficiente, esta pessoa se posiciona sempre da forma como o chefe gosta e logo gera empatia com ele. A dica para o chefe é: jamais deixe o ego tomar conta. Desconfie de elogios em excesso e de críticas muito ácidas sempre direcionadas a um ou outro colaborador. Até porque, críticas deveriam ser direcionadas sempre a ações, nunca a pessoas, certo?

Se você se identificou como uma “Cersei” (pode ser homem também, viu?), fique caladinho, não precisa se expor (rsrs) e corrija esses comportamentos. O “fim” desses profissionais com muita frequência acaba não sendo nada bom…

Fica a dica 😉

 

Tyrion-Lannister

Tyrion Lannister – O estrategista cômico

Tyrion Lannister é sempre subestimado. Suas características físicas sempre fazem as pessoas acharem que sua inteligência tem o mesmo tamanho que seu corpo físico. Porém ele não se importa com isso e até aproveita do desprezo dos adversários como uma vantagem estratégica.

Leitor assíduo, ele jamais perde uma oportunidade. É estratégico e perspicaz a todo tempo. E ainda sobra muito tempo para fazer piadas e curtir um bom vinho. Profissionais assim se destacam, pois são importantes para a estratégia de uma empresa. Utilizam da primeira impressão das pessoas para conhecê-las melhor e o fato de pessoas o menosprezar só o posiciona em vantagem competitiva. Esbanja inteligência e gera as melhores conexões para o negócio. Um perfil extremamente interessante para se ter em um time.

 

sansa-stark

Sansa Stark – A menina que foi obrigada a crescer

Muitos profissionais não são bons, mas as circunstâncias acabam o forjando. Este é o caso de Sansa. Tinha mania de ver a vida como um conto de fadas e logo descobriu que isso não existia. Passou por poucas e boas para entender que a vida é feia e possui diversos lados, mas logo aprendeu a “morder” e a articular.

Uma das grandes virtudes no mundo corporativo é a habilidade de aprender. Profissionais assim geralmente não se destacam em entrevista e apresentam certa ingenuidade. Mas recrutadores perspicazes são capazes de diferenciar habilidades de potencial. E se o gestor tiver paciência e habilidade de coaching, este profissional certamente se tornará em pouco tempo em um dos melhores profissionais, mais fiéis e gratos do time. Treinar dá trabalho, mas no caso deste perfil, todo o esforço na transformação retorna em muito resultado. Um dos meus perfis favoritos, confesso!

 

Arya Stark

Arya Stark – A apreciadora da jornada

Questionadora, inconformada e exploradora. Aria Starck é, na verdade, uma empreendedora. Tem prazer em conhecer pessoas interessantes, em aprender habilidades novas, ainda que corra riscos e tome bastante “porrada”. A última coisa que um profissional com este perfil pensa é em estabilidade. Sua vida é uma eterna jornada pelo conhecimento.

Este profissional é motivado por descobertas e alto desenvolvimento. Se você tiver a oportunidade de ser gestor de uma pessoa assim, não tente o parar. Mais cedo ou mais tarde ele o abandonará para seguir sua própria jornada. Ainda assim, até lá, te trará muitas felicidades e resultados. Mas jamais o impeça de aprender coisas novas. E não leve seus questionamentos para o pessoal. É pura inquietude e vontade de conhecer o mundo! O legal desse perfil é que ele jamais esquece dos personagens de sua jornada e acaba retribuindo aqueles que o ajudaram a se tornar quem ele é.

E aí? Qual perfil é o seu? Deixe aí nos comentários!

 

Celso G. Dias Jr. – CEO e Co-founder / BenchMarking® Celso é administrador de empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É coach, consultor e empreendedor. Possui experiência em multinacionais, como Coca-Cola e Aché Laboratórios.