A busca por emprego é uma jornada que pede cada vez mais habilidades de um profissional para que ele consiga se destacar dos demais concorrentes em um mercado de trabalho extremamente dinâmico e competitivo.

Com isso, as empresas ficam mais exigentes para que os seus novos colaboradores possam trazer mais produtividade e inovação ao seu negócio. E, apesar de cada uma seguir um processo específico, algumas competências cobradas dos candidatos para uma vaga são comuns às diversas organizações e áreas de atuação.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos apresentar e explicar cinco das qualidades mais procuradas atualmente pelos recrutadores. Confira!

1. Comunicação

Saber se comunicar bem com os seus colegas e superiores é a chave para um profissional estar sempre integrado e afinado com a sua equipe. Afinal, não adianta nada você dominar a técnica de um processo produtivo, por exemplo, mas não saber transmitir isso com clareza para funcionários, CEOs, parceiros, investidores, clientes, entre outros.

Qualquer falha na comunicação pode gerar sérios problemas para a empresa e seus stakeholders. Portanto, procure sempre desenvolver a oratória para que você possa expressar as suas ideias de forma clara, fazendo com que uma mensagem seja compreendida por todos.  

2. Capacidade de trabalhar em equipe

A integração e o espírito de equipe são essenciais para melhorar o funcionamento de uma empresa e para o profissional crescer e fazer uma carreira lá dentro. Por isso, o interesse e a proatividade para realizar trabalhos em conjunto são características muito admiradas pelos recrutadores na hora de contratar um novo colaborador.

Essa atitude reflete comportamentos como:

  • a flexibilidade necessária para lidar com diferentes perfis dentro de uma organização;
  • a disponibilidade para ajudar os colegas;
  • uma postura colaborativa.

3. Comprometimento e engajamento

Essas duas posturas também são muito importantes, pois mostram para a empresa como o profissional que está pleiteando uma posição ali tem visão de dono de negócio. Dessa forma, ele será capaz de detectar problemas com muito mais rapidez e eficácia, bem como superar os desafios de maneira assertiva.  

Outra forma de mostrar o seu engajamento e comprometimento com a empresa é não restringir a sua atuação apenas ao seu trabalho. Conheça os outros setores e processos internos, e seja proativo na proposição de soluções também para colegas de outras áreas.

4. Relacionamento interpessoal

Na maioria das profissões, as pessoas lidam o tempo todo — ou pelo menos em algum momento terão que lidar — com outras pessoas. Portanto, é fundamental para o bom andamento do trabalho estabelecer um relacionamento próximo e saudável com toda a equipe.

Esse comportamento gera a empatia dos colegas e lideranças da empresa, o que ajuda a minimizar conflitos, a construir alianças profissionais produtivas e a obter maior influência para a colaboração em projetos.

5. Foco em resultados

Jamais espere o seu superior lhe cobrar uma entrega. Procure sempre se esforçar para bater as metas no prazo estabelecido ou até antes disso e, sempre que possível, faça mais do que a empresa espera de você. A sua preocupação deve ser o tempo todo com a obtenção dos melhores resultados.

Essas são algumas das principais habilidades exigidas pelo mercado de trabalho de um profissional na busca por emprego. Agora cabe a você se conhecer e entender quais são as competências que ainda precisa desenvolver para estar mais preparado no momento de encarar um processo seletivo.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine já a nossa newsletter e fique por dentro!