Um dos grandes males que afeta o profissional atuante hoje é a estagnação. É não progredir financeiramente, não ter a possibilidade de crescer no ramo e não encontrar novos desafios que o estimulem a se superar. Com isso, muitos se sentem desmotivados e acreditam que encontrar uma carreira perfeita seja uma tarefa impossível.

Porém, acredite: é possível ter o emprego dos sonhos, no qual você tenha autorrealização, perspectiva de futuro e satisfação pessoal. Foi pensando nisso que listamos 5 passos para você encontrar a carreira certa. Confira!

1. Identifique quais são as suas áreas de interesse

O primeiro passo que você deve dar é identificar aquilo que é do seu interesse. Afinal, além de um bom salário, sua carreira deve lhe proporcionar satisfação pessoal e oportunidade de desenvolver suas habilidades, além de permitir que você continue em constante crescimento.

Por isso, pense sobre todos os segmentos possíveis com os quais tenha afinidade e anote-os, seja em uma planilha ou mesmo no tradicional bloco de anotações. O importante é listar tudo.

2. Pesquise sobre cada segmento

Uma vez que você tenha uma lista em mãos é hora da próxima etapa: pesquisar sobre cada segmento. Neste momento, você investigará a fundo cada um deles.

Dados como média salarial inicial, faixa de crescimento no mercado, possibilidade de expansão e principais dificuldades enfrentadas por quem deseja seguir uma carreira são indispensáveis para suas escolhas iniciais afunilarem-se e você chegar a poucas, porém mais precisas, opções.

3. Procure por profissionais do ramo

Acredita que já tem uma potencial carreira perfeita depois dos dois passos anteriores? Então procure por profissionais do mercado na área desejada.

Leia sobre aqueles que têm grande destaque no mundo corporativo, quais foram suas contribuições e como eles moldaram sua trajetória rumo ao sucesso.

Busque se informar também sobre os novos nomes promissores do meio, quanto ganham, quais benefícios recebem e quais as principais atribuições de supervisor, coordenador e chefe nesse ramo.

Lembre-se de que cada informação, por mais simples que seja, é fundamental para você traçar um perfil que poderá ou não se adequar ao que você deseja e, principalmente, precisa.

4. Analise as empresas do mercado

Depois de juntar o máximo de informações sobre o mercado e os profissionais atuantes nele, invista seu tempo em conhecer mais a respeito das empresas nas quais você poderá atuar futuramente.

Escolha aquelas corporações com mais renome no mercado e veja também aquelas pelas quais você tem mais admiração pelos valores que compartilham.

Em seguida, pesquise pelos concorrentes e pelo quadro de funcionários de cada uma, trace um acompanhamento de evolução e histórico da marca e veja também por quais crises elas já passaram e como lidaram com a situação frente ao mercado, aos demais profissionais e aos consumidores.

5. Invista em novas oportunidades

O último passo para alcançar uma carreira perfeita é investir em novas oportunidades. Afinal, depois das etapas anteriores você já tem uma ideia do que deseja realizar e em qual segmento seguir. Portanto, é hora de se aprofundar sobre como essa nova trajetória profissional se refletirá em sua vida.

Você pode começar, por exemplo, com atividades paralelas no seu tempo livre que estejam relacionadas ao ramo desejado, como cursos preparatórios, que lhe deem a bagagem necessária de conhecimento para, enfim, alcançar um novo emprego.

Seguindo o nosso passo a passo você conseguirá encontrar a carreira perfeita que lhe desafiará, proporcionará diversas chances de crescimento e o fará feliz profissionalmente.

Gostou deste post? Então o compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a também encontrarem a carreira perfeita!

Celso G. Dias Jr. – CEO e Co-founder / BenchMarking® Celso é administrador de empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É coach, consultor e empreendedor. Possui experiência em multinacionais, como Coca-Cola e Aché Laboratórios.