Em algum ponto da carreira é natural que alguns profissionais se sintam insatisfeitos. Os motivos para querer melhorar de vida, mudar de estilo e ter um salário melhor são diversos, mas infelizmente nem sempre é fácil se enveredar por um caminho totalmente novo.
Para quem anda com essa dúvida, o trabalho de propagandista farmacêutico tem gerado oportunidades para muita gente, oferecendo bons salários e benefícios bastante atraentes mesmo em um mercado cada vez mais concorrido.
Mas o que faz esse profissional? Por que ele é importante? Qual sua remuneração e como é definido o salário do propagandista farmacêutico? É o que você vai conferir neste artigo!
Quem é o propagandista?
Também chamado de representante de laboratório, o propagandista farmacêutico é aquela pessoa bem arrumada que entra na sala do médico com uma mala. Você já deve ter visto um, não é mesmo?
O objetivo desse profissional, ao fazer a visita, é apresentar ao médico um novo medicamento ou outro produto da indústria farmacêutica, mostrando por que ele deve indicá-lo para os seus pacientes.
Veja mais sobre as funções do dia a dia do propagandista:
- visitar clínicas médicas e dentárias, hospitais, consultórios e laboratórios para divulgar e comercializar medicamentos, equipamentos médicos e cirúrgicos, além de outros produtos farmacêuticos;
- elaborar relatórios de metas e resultados;
- participar de palestras, seminários e eventos de lançamento de novos produtos.
Qual a sua importância para a indústria farmacêutica?
A medicina está em constante evolução e como consequência disso surgem sempre novos medicamentos, equipamentos e outros produtos farmacêuticos. Por isso, é fundamental ter um profissional que leve todas essas novidades e informações científicas até a classe médica.
Além disso, na maioria dos encontros, os propagandistas deixam amostras grátis nos consultórios e elas são repassadas pelos médicos aos pacientes.
Quem pode ser um propagandista?
Para atuar na área, não é necessário ter formação em Farmácia. O que os laboratórios exigem é ter ensino superior em qualquer especialidade que seja. É verdade que alguns cursos como Administração, Marketing e Publicidade e Propaganda combinam mais com a profissão de propagandista. Além disso, ter experiência na área comercial, com vendas e atendimento ao cliente, são bons diferenciais.
Mas nada disso é regra! Há muitos profissionais de outras áreas que se dão muito bem na profissão. Isso porque eles possuem algumas características fundamentais para serem bons propagandistas farmacêuticos:
- boa comunicação;
- desenvoltura;
- excelente apresentação pessoal;
- conhecimento profundo dos produtos a serem comercializados;
- domínio na apresentação dos produtos;
- cordialidade para estabelecer bons relacionamentos com os médicos;
- interesse em conhecer bem o perfil de cada um dos médicos;
- vontade de estudar e aprender sempre mais, já que os laboratórios costumam oferecer capacitação profissional aos seus representantes.
Qual é o salário do propagandista farmacêutico?
Os bons salários e diversos benefícios são os aspectos que mais vêm atraindo pessoas que querem impulsionar suas carreiras para atuar como propagandistas. Outra vantagem é a flexibilidade: o profissional é quem define seus horários e rotas de visita.
Apesar das diferenças em função da região do país, do porte da empresa contratante e do nível de escolaridade do empregado, a média salarial de um propagandista no Brasil é de cerca de R$ 3.755,85. Em Minas Gerais, por exemplo, a média é de R$ 4.071,00.
Há ainda os benefícios:
- vale combustível ou veículo disponibilizado pela empresa;
- plano de previdência privada;
- ticket refeição;
- plano de saúde e odontológico para o representante e sua família;
- seguro de vida;
- participação nos lucros da empresa.
Em alguns casos, o ganho mensal pode chegar até R$ 8 mil ou R$ 9 mil, à medida que se vai evoluindo na carreira ou de acordo com as horas trabalhadas e as comissões pagas pelas empresas.
É preciso ser habilitado para ser propagandista?
Um dos pré-requisitos para seguir a carreira de propagandista farmacêutico é possuir carteira de habilitação, essa é uma exigência de 99% das empresas. Além disso é preciso também ter um bom histórico veicular, sem multas e pontuações na carteira, já que todos os deslocamentos para visitas precisam ser feitos de carro.
Em contrapartida às exigências, as empresas oferecem algumas opções para a aquisição do veículo. A modalidade mais tradicional é aquela em que a empresa dá um carro locado e com todas as despesas pagas para que o propagandista utilize no dia a dia.
A forma é por meio de depósito em conta do valor de um automóvel para que o próprio propagandista escolha o que melhor lhe agradar, mas nesse caso uma parte das prestações é descontada em folha. Mas a vantagem é que, mesmo nesses casos, as empresas dão descontos que vão de 50% a 80%, e o carro é, de fato, do colaborador.
Em qualquer uma das modalidades o propagandista sempre sai na vantagem, já que paga o menor valor possível por um carro totalmente novo e moderno. Mas vale lembrar que é importante já ter um veículo próprio, pois ele pode ser exigência durante os meses de experiência de um contrato recente.
O mercado do setor está aquecido?
Uma combinação de aspectos promete impulsionar o mercado do varejo farmacêutico nos próximos anos. Fatores como o envelhecimento da população e o acesso à rede privada de saúde têm feito esse segmento ir na contramão da crise econômica do país.
Segundo a IMS Hilth, há quase 70 mil farmácias espalhadas por todo o Brasil e a renda gerada por elas chegou à casa dos 87 bilhões de reais no fim de 2017.
Dentro desse mercado, a carreira de propagandista é uma das mais almejadas até mesmo por profissionais de outras áreas que migraram de ramo devido à crise em seu setor. São administradores, bancários e até corretores de imóveis disputando a carreira que vem se tornando uma das mais concorridas do setor.
Por isso é muito importante que quem deseja seguir a carreira invista em cursos de especialização para conseguir diferenciais no currículo. O retorno, com certeza, é garantido.
É preciso entender de fórmulas farmacêuticas?
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é preciso conhecer a fundo as fórmulas e propriedades dos medicamentos. Com o tempo é natural que algumas informações sejam memorizadas, mas isso não é necessário para as negociações. Justamente por isso profissionais de outras áreas têm encontrado espaço no setor.
A capacitação (como já citado) deve ser na área de negociação e venda, não em farmacologia. O objetivo dos propagandistas é cobrir a demanda deixada pelos laboratórios que realizam, no máximo, duas visitas mensais aos clientes, indo de 3 a 4 vezes por semana oferecer novidades.
E aí, o salário do propagandista lhe atraiu? Os benefícios são interessantes para você? Então busque o máximo de especializações possíveis e ingresse o quanto antes nessa área que só tende a crescer.
Para ter um currículo diferenciado e conquistar o salário do propagandista farmacêutico uma boa opção é se inscrever em um de nossos cursos presenciais voltados especificamente para esse segmento. Não perca tempo e entre em contato com a Bench Marking agora mesmo!