Quando a vida profissional já não está tão estimulante, é preciso mudar. Buscar novos horizontes, outros colegas de trabalho, se reinventar. Trocar de carreira pode melhorar a vida pessoal e até mesmo a financeira. No entanto, esse processo não é tarefa fácil.

Deixar o antigo emprego e procurar por novos contatos podem apresentar dificuldades para quem busca novos caminhos. E isso pode ser bastante cansativo.

Mas como não passar por isso? Acompanhe este texto e conheça dicas primordiais para mudar de carreira sem muitos problemas. Confira!

Compreenda o mercado de trabalho

Não vai adiantar muito você trocar de carreira para uma área que não tem público ou demanda de emprego. Por isso, é preciso conhecer as reais oportunidades do novo ramo em que você quer atuar.

Sendo assim, estude o mercado. Faça comparação de salários, rotinas e horas de trabalho diárias. Tudo isso deve ser levado em conta para escolher uma carreira que dê realmente certo. Inclusive, mantenha a mente aberta para possibilidades com as quais você nunca sonhou antes.

Converse com quem já fez essa mudança

Muitas vezes, antes de trocar de carreira a gente tem uma visão muito romântica sobre a nova área de interesse. No entanto, essa perspectiva pode ser equivocada, o que traz uma nova frustração com a carreira.

Para ter uma percepção mais realista, nada melhor do que conversar com quem já passou por isso. Procure alguém para tirar dúvidas e ansiedades. Peça também sugestões. Assim, você vai se sentir mais confortável na hora de mudar de vez.

Busque novos contatos

Provavelmente, os seus colegas atuais não vão saber ajudar você nessa nova empreitada. Por isso, você terá que buscar novos contatos, mudando o seu grupo de relacionamento profissional.

Para que você seja bem-sucedido nesse processo, procure se enturmar com profissionais do seu novo ramo de atuação. Frequente seminários e encontros empresariais e até mesmo busque amigos nas redes sociais. Desse jeito, vai ficar mais fácil obter contatos que realmente serão úteis na sua transição de carreira, além de saber mais informações valiosas que podem ser desde empresas que estão contratando até mesmo os salários que os profissionais recebem em média.

Guarde dinheiro antes de trocar de carreira

Em muitas situações, a pessoa que inicia uma nova carreira não vai começar trabalhando em altos cargos. Isso porque ela tem pouca experiência na área, embora tenha um bom tempo de mercado de trabalho.

Talvez ela ocupe vagas que remuneram menos ou ainda fique algum tempo sem encontrar um emprego. Para não passar por grandes dificuldades, vai ser preciso ter uma reserva financeira.

Então, antes de fazer a troca de carreira, guarde um dinheiro suficiente para passar por eventuais adversidades. Tenha pelo menos uma quantia para passar um ano sem rombos no orçamento, pois sua nova carreira pode levar algum tempo para dar certo.

Essas foram algumas dicas para trocar de carreira de maneira tranquila e segura. É importante pensar também que vai ser preciso reprogramar a sua mente, isso é, preparar a sua cabeça para lidar com obstáculos durante sua nova carreira. Afinal, dificuldades estão em toda parte, mas somente quem sabe lidar com elas alcança o sucesso.

Gostou dessas informações? Fique por dentro de outros assuntos seguindo o nosso perfil no Facebook.

Celso G. Dias Jr. – CEO e Co-founder / BenchMarking® Celso é administrador de empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É coach, consultor e empreendedor. Possui experiência em multinacionais, como Coca-Cola e Aché Laboratórios.