A profissão de propagandista tem atraído muitas pessoas pelo estilo de trabalho diferente, além dos bons salários. O profissional tem como principal atividade a visita a hospitais, consultórios, clínicas médicas e odontológicas, entre outros, para apresentar e comercializar medicamentos e produtos lançados pela indústria farmacêutica

Ele é extremamente importante, pois os laboratórios dependem de sua atuação para que os médicos conheçam os benefícios e contra-indicações dos medicamentos que comercializam. Por isso, para ser um propagandista de sucesso, além de ter ensino superior, é preciso reunir algumas características básicas.

No post de hoje, você ficará por dentro de 5 qualidades essenciais para se destacar na profissão.

Ter autoconfiança e postura 

O propagandista deve conhecer a fundo o medicamento que deverá divulgar, a fim de passar credibilidade ao transmitir as informações. Falar com firmeza e mostrar confiança no produto e em si mesmo poderá convencer o profissional de saúde sobre os benefícios do medicamento. 

Também deve existir a preocupação com a aparência, afinal ele é a imagem da indústria farmacêutica que representa. É preciso usar roupas adequadas e cuidar do corte de cabelo, por exemplo.

Ser capaz de administrar o tempo

Uma das principais vantagens da profissão é a autonomia. Isso exige muita organização, pois é o próprio profissional quem planeja seus horários e define como será sua rotina de trabalho

O planejamento deve incluir redução do tempo gasto com contatos, deslocamentos e espera nas clínicas e consultórios, para ampliar o instante destinado à apresentação preparada para os médicos, para um melhor aproveitamento.

Manter-se bem informado

Como qualquer outro, o profissional deve conhecer bem a sua área de atuação. Portanto, é preciso pesquisar e estudar sobre o segmento, além de participar de eventos e acompanhar o noticiário para se atualizar sobre as novidades e acontecimentos que podem impactar o setor. 

Também é importante adquirir conhecimentos gerais para poder conversar com clientes não só sobre o medicamento ofertado, mas a respeito de qualquer assunto que esteja em destaque na atualidade. 

Possuir perfil empreendedor

Apesar de representar um laboratório, o propagandista trabalha por conta própria. Ele é também um empreendedor e por isso deve ter as características de um profissional autônomo.

As principais qualidades em que deve se empenhar são o dinamismo; a versatilidade; a proatividade; a autonomia; a capacidade de buscar soluções e de trabalhar sem supervisão; o conhecimento do mercado farmacêutico, além de ficar atento às novidades do setor e às necessidades dos clientes.

Cultivar as relações profissionais

O bom relacionamento interpessoal é a base da profissão do propagandista. Portanto, a habilidade de se comunicar bem é fundamental para ter sucesso na área. Isso porque, geralmente, os clientes têm pouco tempo para atender os representantes, fazendo com que eles tenham que passar todas as informações de forma clara e objetiva.

É preciso conquistar a confiança do cliente e fidelizá-lo. Isso é possível com uma boa conversa, ao se manter um contato saudável com os clientes, ao enviar mensagens em datas especiais, ao solicitar feedbacks, entre outros.

Gostou de saber o que é preciso para se tornar um propagandista de sucesso? Para saber mais, entre em contato com a BenchMarking e conheça os cursos preparatórios para essa profissão. 

Banner E-book Propagandista