Há quanto tempo você não se aperfeiçoa profissionalmente? Será que está na hora de investir numa atualização profissional? 

Essa dúvida é comum, principalmente entre os profissionais que estão há alguns anos no mercado. A verdade é que os sinais que indicam a necessidade de atualização podem estar em você, e não no mercado cada vez mais exigente. 

Existem alguns fatores cruciais que indicam se está ou não na hora de você investir em atualização profissional, seja por meio de cursos ou palestras. Confira a seguir.

Você não evolui dentro da empresa

O primeiro sinal de que você precisa começar a investir em cursos e palestras é a sua própria carreira. Se você não se sente valorizado profissionalmente ou não cresce dentro da empresa há muitos anos, tem alguma coisa errada.

Nos primeiros anos, é comum que os funcionários ascendam profissionalmente com alguma facilidade. Eles estão mais engajados e possuem informações relativamente recentes sobre a área em que atuam. 

No entanto, isso muda com o passar dos anos. E os primeiros sinais de que você está se tornando um profissional obsoleto são, exatamente, a falta de ascensão e reconhecimento onde você trabalha.

Entender as tendências no setor e se engajar com workshops e palestras são seus primeiros passos, mas não os únicos. Cursos mais completos e especializações são ainda melhores nesse processo. 

Sua rede de contatos está restrita 

A falta de promoção dentro da empresa é um dos primeiros sinais de que você está ficando para trás no seu mercado. Entretanto, há outros que são muito mais sutis e perigosos. 

Quando você começa a sentir que sua lista de contatos profissionais não cresce, e tampouco rende bons frutos, quer dizer que está na hora de mudar seus espaços de convivência. 

A forma mais fácil de conseguir entrar em contato com um grande número de pessoas de sua área é, claro, por meio de cursos presenciais. 

Nesses ambientes, você tem oportunidades, muitas vezes únicas, de formar relações com figuras importantes de outras empresas da área. 

E lembre-se sempre que um bom networking pode gerar promoções para cargos de confiança e até mesmo a chance de trabalhar em uma função melhor em outra empresa do ramo. 

Você se sente desestimulado no trabalho 

Dentre os sinais sutis de que você precisa de atualização profissional, a falta de motivação com o trabalho é um dos mais perigosos. 

Não ter motivação te torna muito mais suscetível à realizar um trabalho regular. Tal como uma bola de neve, isso te manterá por muito mais anos sem evoluir dentro da empresa.

Isso porque, naturalmente, os profissionais que ascendem são aqueles que apresentam os melhores resultados. Logo, você, como profissional, precisa buscar a chave para se manter naquele nível desejável de eficiência. 

Uma das maneiras de estar sempre motivado é procurar cursos e especializações. Dessa forma, além de se reciclar profissionalmente, você também passa a enxergar outras portas profissionais que antes pareciam fechadas. 

Essa dose de conhecimento também é uma maneira de driblar o marasmo provocado pelos anos a fio que foi preciso lidar com uma mesma função. 

Aprender coisas novas, no fim das contas, é um dos melhores combustíveis profissionais, ainda mais para aqueles que já estão no mercado há alguns anos. 

Você não consegue alcançar suas metas 

Ter metas é uma forma de saber se você está evoluindo. Elas são saudáveis e devem te acompanhar durante toda sua vida profissional. 

No entanto, é comum que, em algum momento, você perceba que simplesmente não consegue alcançar aquilo que deseja. Se a sua vida profissional não sai do canto, é porque alguma coisa está faltando. E, muitas vezes, isso acontece por falta dos contatos certos ou até de capacitação.

Sendo assim, investir em atualização profissional se torna imprescindível. Mas faça tudo de maneira planejada e consciente. Afinal, não adianta fazer qualquer curso esperando obter resultados a curto prazo. Procure cursos alinhados ao seu desejo profissional e opte por qualidade em detrimento do preço ou duração do curso. 

Conseguiu enxergar a importância da atualização profissional em sua carreira? Se você gostou do artigo, compartilhe sua experiência ou dúvida nos comentários!

 

Celso G. Dias Jr. – CEO e Co-founder / BenchMarking® Celso é administrador de empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É coach, consultor e empreendedor. Possui experiência em multinacionais, como Coca-Cola e Aché Laboratórios.