A busca por crescimento profissional e melhores salários, sem dúvida, é o objetivo principal de quem quer mudar de vida. Aos profissionais que desejam migrar para uma área desafiadora e, ao mesmo tempo, promissora, há uma excelente notícia: a carreira de propagandista médico está em alta e oferece grandes perspectivas em médio e longo prazos.

Mas o que faz esse profissional e qual é o perfil exigido para quem tomou a decisão de ingressar nessa área? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Propagandista médico: definição

O propagandista médico é o profissional antenado com as principais tendências e os lançamentos de produtos químico-farmacêuticos e biológicos. Sua função é realizar a propaganda e a comercialização dos produtos em consultórios, empresas, farmácias, drogarias, hospitais, estabelecimentos médicos, odontológicos e médico-veterinários, sejam eles públicos ou privados.

Também é papel do propagandista orientar sobre o melhor medicamento para determinada patologia, assim como novas formas de uso de produtos já existentes, a fim de promover a qualidade de vida do paciente.

De acordo com a IMS Health, o mercado farmacêutico deve atingir a cifra de R$ 87 bilhões em 2017. Apesar da crise, é um dos setores que mais crescem no Brasil. Isso reflete positivamente na carreira de profissionais que optam por atuar nesse segmento da indústria farmacêutica, pois as chances de crescimento são reais.

A remuneração é um forte atrativo. Segundo o estudo “O perfil do propagandista farmacêutico no Brasil”, escrito por Jorge Vieira da Silva e Valmor Lovato Júnior e publicado na Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba em 2016, o salário do propagandista médico varia de R$ 3 mil para iniciantes a R$ 15 mil para seniores.  

Trata-se de uma carreira tentadora; entretanto, para alcançar o êxito profissional, é preciso levar em conta o perfil ideal procurado pelas empresas do ramo. Confira a seguir as características principais desse profissional!

Autogestor

O profissional que atua como propagandista deve ser capaz de gerenciar a própria carreira. Ele é o responsável por planejar a rotina de trabalho de maneira coesa e organizada e dedicar-se com persistência na manutenção de uma venda já pensando na próxima transação com o mesmo cliente. É imprescindível que possua o domínio de ferramentas de controle, como o Excel, e esteja disposto a cumprir metas e a preencher relatórios, além de participar de reuniões periódicas.

Vendedor

A função exige ainda que o profissional tenha perfil orientado a vendas. Por isso, o poder de persuasão e o convencimento são fatores cruciais para o alcance do sucesso no segmento. Usar o conhecimento técnico e novos argumentos para fechar negócios deve ser o grande trunfo do propagandista médico. É preciso persistência e jogo de cintura para convencer o cliente de que determinado produto ou equipamento vai beneficiar o paciente.

Seja contratado como propagandista

Especialista

Grosso modo, empresas do ramo farmacêutico procuram profissionais graduados em Farmácia, Administração e outros cursos da área de humanas. Pós-graduação com ênfase em negócios em áreas como Vendas, Marketing e Gestão de Pessoas também é altamente valorizada. Outro requisito desejável é o domínio de uma língua estrangeira, especialmente o inglês.

Também é importante o conhecimento técnico e profundo dos medicamentos e equipamentos que serão apresentados ao cliente. Por isso, cursos de reciclagem e especialmente voltados para a função de propagandista médico, além do treinamento constante, são recorrentes nesse segmento.

Relacional

A lista dos aspectos comportamentais inerentes ao profissional que atua como propagandista médico é longa. Trata-se de um profissional que passa muito tempo dentro do carro, em meio ao trânsito, e visita muitos clientes ao dia. Por isso, a resiliência e o bom relacionamento interpessoal são características essenciais.

Outros requisitos importantes são o tino para fazer negócios, a flexibilidade diante do novo, o domínio da comunicação oral e escrita e o perfil de líder. Quanto maior a lista de aptidões, maiores serão as chances de o profissional galgar posições dentro da empresa.

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