Muitas pessoas que trabalham na área de vendas já podem ter ouvido falar na profissão de propagandista médico, interessando-se pelos benefícios que esta oferece. Se você busca boa remuneração e autonomia, essa pode ser uma ótima pedida!

Mais que simplesmente vender, o propagandista médico representa comercialmente o laboratório para o qual trabalha. Desenvolve uma relação próxima com seus clientes e entende profundamente sobre o que está vendendo.

Ele lida com um mercado em constante inovação e expansão e é a profissão indicada para pessoas dinâmicas, independentes e que querem ganhar mais e em melhores condições. Só para se ter uma ideia, um estagiário nesse trabalho costuma ganhar até R$2,5 mil.

Se ficou interessado, veja alguns pontos dessa profissão que se diferenciam do trabalho de vendedor.

O propagandista médico é um profissional de status

Trabalhar na representação comercial de laboratórios exige um comportamento exemplar na lida com a clientela que vão desde médicos a empresários do ramo da saúde e farmacêuticos. 

O profundo conhecimento técnico sobre remédios e equipamentos utilizados faz com que o propagandista médico seja muito mais que um mero vendedor. Muitas vezes, quando bem preparado, ele saberá mais sobre o produto do que o próprio profissional de saúde.

Esse lugar especial ocupado por quem representa os laboratórios faz com que essa profissão seja muito mais valorizada do que a de um vendedor comum. Alguns propagandistas, após alguns anos de experiência, podem alcançar salários de até R$ 8 mil. Essa remuneração seria pouco provável em qualquer outra área comercial.

 

Banner Workshop Gratuito Propagandista

Essa profissão apresenta alguns requisitos 

Se você é um bom vendedor e uma pessoa despojada, você já tem os requisitos básicos para se dar bem nessa área. Porém, existem alguns diferenciais que precisa conhecer para se destacar nesse mercado em permanente crescimento e mudança. Confira alguns pontos importantes:

  1. vença a dificuldade em estudar e você será um especialista no assunto;
  2. faça um curso superior e terá vantagem no mercado atual;
  3. invista em cursos que desenvolvam suas habilidades pessoais e profissionais;
  4. atualize-se, pois as descobertas e produções da indústria farmacêutica são constantes.

Resumindo, é muito bom que você seja uma pessoa proativa e batalhadora. Além disso, se não se dedicar a nenhum tipo de estudo, dificilmente conseguirá se destacar nesse mercado que inevitavelmente exige especialização e permanente atualização.

O propagandista médico deve ter diversas habilidades

Apesar de existirem algumas áreas que são mais valorizadas para ser propagandista médico, como marketing, comunicação ou administração, profissionais de diversas áreas podem atuar nesse ramo.

Alguns especialistas apontam que a profissão de propagandista médico é um mix de marketing, matemática, psicologia, farmácia, comunicação e vendas. Não que você precise ter formação em todas essas áreas, mas o ideal é que você combine diversos conhecimentos que serão essenciais em seu trabalho.

Isso oferece a oportunidade para que diferentes habilidades e conhecimentos — tanto práticos quanto teóricos — sejam valorizados pelo mercado. A boa notícia é que já existem cursos específicos voltados para essa área, que atendem os desejos de quem tem maior pressa em adquirir essa formação.

Neste vídeo disponível em nosso canal Vida de Propagandista, falamos sobre as principais características que este profissional precisa apresentar. Que por sinal são muito distintas do que se passa no imaginário das pessoas. Veja:

 

Gostou de conhecer mais sobre a profissão de propagandista médico? Tem afinidade com a área? Então aproveite e conheça 5 opções para ter uma carreira na indústria farmacêutica!